PEDAGOGIA SOCIAL

O termo Pedagogia se origina do grego antigo: paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”). Constituindo o conceito paidagogós (pessoas incumbidas de cuidar e ensinar as crianças). Fazia menção ao escravo que levava os meninos à escola e era encarregado também de dar formação (Paidéia), intelectual e cultura. Social: é aquilo que se refere a relações, sociabilidade, viver e atuar no coletivo.
Pedagogia Social surgiu da necessidade da sociedade de buscar alcançar aqueles que são considerados cript=sci_arttext#tx02|título=Concepções da Pedagogia Social|acessodata=03 de novembro de 2014|autor=CALIMAN, Geraldo|publicado=Proceedings online...}}</ref>
Pedagogia Social se trata de uma ciência prática da educação (porque tem como objetivo a socialização do sujeito), não formal, que se propõe a ser uma forma pedagógica e educacional de trabalho social, que justifica e compreende em termos ampliados a tarefa da socialização, orientando-se em realizar a prática da educabilidade humana voltada para pessoas que se encontram em condições sociais desfavoráveis, tendo uma de suas características peculiares a sua multiplicidade de definições.

História
Embora desde a idade média existisse uma tendência ao caráter extra-curricular da pedagogia, e que teóricos comoFroebel e Pestalozzi reconhecessem a necessidade de contemplar a questão humanitária, filosófica e política, foi somente após a segunda revolução industrial no séc XIX que a grande exclusão social e crise econômica favoreceram na Inglaterra e em outras nações europeias, uma necessidade de inclusão social mais intensa e que contemplasse a multidão de necessitados que surgia. No mesmo século, duas nações despontaram como precursoras em programas sociais de caráter educativo: Alemanha e Espanha, a primeira pode ser considerada a precursora da Pedagogia Social como a conhecemos atualmente, graças aos trabalhos de Adolph Diesterweg, que conceitua o termo Pedagogia Social pela primeira vez em 1850, embora a expressão já aparecesse em 1844 nos trabalhos de Magwer. Destacam-se também Paul Natorp que em 1899 passa a analisar a Pedagogia Social enquanto disciplina aproximando-se do conceito tal como o conhecemos atualmente, Korczak, cujo nome de batismo era Henryk Goldszmit (1878 - 1942), sendo pediatra e pedagogo, atuou durante a II Guerra Mundial em orfanatos e abrigos com o objetivo de acolher orfãos de guerra, morreu juntamente com suas duzentas crianças atendidas, em um campo de concentração, deixando textos de significativa importância para a Educação Social, se tornando um percursor do que hoje chamamos de Direitos da Criança.
Os precursores da pedagogia social têm suas origens na ação caritativa do cristianismo e em pedagogistas como Froebel, antes ainda que se sistematizasse como disciplina. A ação socioeducativa supera o âmbito das instituições caritativas e passa a se desenvolver dentro das políticas assistenciais e sociais. O termo é de origem alemã e foi utilizado inicialmente por K. F. Magwer em 1844, na "Padagogische Revue", e mais adiante por A. Diesterweg (1850) e Natorp (1898), que a analisa como disciplina pedagógica. Foram as problemáticas sociais que emergiram da industrialização, a partir da metade do século XIX, especialmente na Alemanha, que motivaram tal sistematização da pedagogia social como ciência e como disciplina.

No Brasil
A Pedagogia Social surge no Brasil com ênfase no assistencialismo das políticas públicas, a partir das quais a sociedade civil começa a entrar nos debates realizados, mesmo que restritamente, assumindo responsabilidades nos projetos sociais. Um dos grandes representantes da pedagogia social no Brasil foi o pensador Paulo Freire, o qual criou a educação para adultos na década de 60. Essa criação de Paulo Freire influenciou as campanhas gerando a conscientização para a área da alfabetização, mobilizando assim a sociedade para a transformação social da educação como um todo.[5]
Desde a década de 60 existem estudos relacionados à pedagogia social, porém no Brasil persiste a carência nessa área. Consequentemente outras organizações na sociedade tentam suprir as falhas governamentais.² Desta forma Paulo Freire se consolidou como precursor da Pedagogia Social no Brasil, fazendo com que seu trabalho social fosse reconhecido internacionalmente, tornando-se referência na formação social e educacional do indivíduo.

Influência na Educação
Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no artigo primeiro aborda a educação e seus processos que acontecessem na vida familiar, nas comunidades sociais, culturais e profissionais, atingindo diversas áreas escolares ou não.
A Pedagogia Social tem influência na educação para melhoria da relação escola-família, pois a educação abrange diversas áreas da sociedade, como as citadas acima, as quais a escola faz parte do processo, mas ainda assim a educação vai além dos muros escolares.
Por serem os objetos da Pedagogia Social decorrentes de necessidades sociais, essas áreas de intervenções sofrem muitas alterações de acordo com as pressões sócio-históricas e a realidade vivida. O pedagogo social tem a função de atuar em espaços onde crianças, jovens e idosos encontram-se em situações de vulnerabilidade social. Esse profissional está diretamente ligado na formação social e humana desses sujeitos, uma vez que deverá trabalhar questões valorativas, éticas, socialização, cidadania. A dimensão prática da educação social que não ocorre necessariamente nas instituições de ensino e pesquisa, sempre foi muito intensa no Brasil, sobretudo a partir dos anos 70. A Pedagogia Social se apresenta como um modo particular de educação onde a educação formal não consegue chegar: nas relações de ajuda a pessoas com dificuldade, principalmente crianças e jovens que sofrem por privação às suas necessidades mais fundamentais.
A partir daí são criadas várias instituições com projetos e atividades não formais voltadas para a educação como: escolas abertas em finais de semana e/ou em turno inverso, atividades de lazer com esportes, musicalização, acesso à cultura, formação de creches comunitárias, clubes, associações, agindo também na recuperação de crianças e jovens tóxico-dependentes, adolescentes em situações de risco ou conflito com a lei. A Pedagogia Social também oferece auxílio em empresas com funcionários em desequilíbrio psicossocial.

Referências
 HAMZE, Amélia. «Professor Pedagogo». R7 Educação. Consultado em 03 de novembro de 2014.
Dicionário Informal. «Definição de Social». R7 Educação. Consultado em 03 de novembro de 2014.
PEDAGOGIA SOCIAL: DEFINIÇÕES,FORMAÇÃO,ESPAÇOS DE TRABALHO,GRANDES NOMES E EPISTEMOLOGIA". Conhecimento em Destaque.
CALIMAN, Geraldo. «Fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia social na Europa (Itália)». Proceedings online... Consultado em 03 de novembro de 2014.
MACHADO, Evelcy Monteiro. «A Pedagogia Social: diálogos e fronteiras com a educação não-formal e educação sócio comunitária» (PDF). UNISAL. Consultado em 03 de novembro de 2014.
COLODETE, P; PAIVA, J.; PINEL, H. «Pedagogia Social: definições, formação, espaços de trabalho, grandes nomes & epistemologias». FABRA. Consultado em 03 de novembro de 2014.


  • Pedagogia
  • Assistência social


  • Origem: Wikipédia. Enciclopédia Livre


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