AS CONTRIBUIÇÕES DE VIOLA SPOLIN E AUGUSTO BOAL PARA O JOGO TEATRAL NA EDUCAÇÃO

Introdução
O teatro surgiu na Antiguidade, nas festas religiosas que homenageavam o deus Dionísio – deus da fertilidade. Foi usado pela igreja, principalmente na Idade Média, para concretizar a fé católica e
Viola Spolin
influenciar a moralidade. No Brasil, o teatro foi trazido pelos jesuítas com este mesmo objetivo, catequizando os indígenas. Na Contemporaneidade, o teatro se volta para a família, a escola e a sociedade, mas ainda é tido como algo distante da rotina escolar, o que é uma pena, já que poderia auxiliar na construção de aulas mais ativas, lúdicas e expressivas, colaborando com o desenvolvimento integral dos discentes.

Viola Spolin e a didatização do teatro
Dentre aqueles que colaboraram para que o jogo teatral tivesse planificação de forma consistente na rotina escolar, destaca-se o trabalho da americana Viola Spolin. Conhecida mundialmente, Viola acreditava na espontaneidade e na experiência através do jogo para o aprendizado do teatro. Segundo ela, todos são capazes de aprender e de terem reconhecimento no palco. Produtora de inúmeros textos de improvisação, Spolin não pode ser citada sem rememorar sua professora Neva Boyd, que foi quem embasou seu trabalho.

Fonte de inspiração para muitas peças e escolas de teatro, Viola Spolin democratiza o jogo teatral na medida em que compartilha suas técnicas e ideias em livros destinados a professores da área e também da Educação Básica. Os jogos são baseados em problemas que aliam a estrutura e o foco dramático aos acordos feitos pelo grupo, desenvolvendo habilidades teatrais no grupo sem forçá-los a se submeterem a técnicas opressivas. Sua dinâmica propicia desfechos diferentes conforme o grupo e encontros com finais sempre surpreendentes.

[...]três aspectos permeiam a inserção dos jogadores no processo: a liberdade, a intuição e a transformação. Estes, por sua vez, no campo dos jogos teatrais, adquirem características particulares e que se entrecruzam. Assim, os participantes devem estar livres para experimentar o ambiente físico e social do jogo, e, concomitantemente, a intuição só pode nascer do contato direto com este mesmo ambiente, ou seja, é necessário que exista uma interação nos níveis intelectual, físico e intuitivo, apenas num terceiro momento é possível uma transformação. (CARDOSO, 2007)

Assim, destacam-se a experimentação, o sentimento de liberdade e o aguçamento da intuição como elementos que colaboram com o processo teatral que, mais do que formar atores (o que se busca depois), quer a transformação de seus participantes, seu desenvolvimento sensorial, estético, imaginativo.


Renata Cecilia Estormovski
É formada em Letras- Português, Inglês e Literaturas, possui especialização em Gestão Educacional e atualmente cursa Pedagogia. É professora da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/67171/as-contribuicoes-de-viola-spolin-e-augusto-boal-para-o-jogo-teatral-na-educacao#ixzz4DTHITIX

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