RESUMO
O estudo a que se refere este artigo, ao fazer uma reflexão sobre o curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, descreve a constituição de sua história, ressalta as fontes históricas vinculadas a diferentes aspectos de seus Condicionantes de Emergência. Contextualizada história recente do curso de Pedagogia da UFAM. Ao considerar, os debates sobre a formação de educadores no curso de Pedagogia desde as suas origens, revela que o curso de Pedagogia da UFAM, vem enfrentado uma de suas maiores crises, reafirmando-se a constatação de que, não obstante às ambiguidades, que, por vezes, perpassam os debates sobre a base da identidade profissional, o que há de fato é uma questão antiga que é a definição da área de atuação do pedagogo. Esta questão se apresenta como desafio nacional às entidades educacionais: Associação Nacional pela Formação do Profissional da Educação – ANFOPE, Associação Nacional de Pesquisadores da Educação – ANPED, Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação – ANPAE, Fórum de Diretores – FORUMDIR e Fórum Nacional em Defesa da Formação do Professor, que mobilizados, elaboram um Documento de Posicionamento conjunto, no qual reafirmam as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia, tendo a docência como base.
Palavras-chave
história do curso de pedagogia; FACED/UFAM; formação de educadores; identidade profissional do pedagogo
ARTIGOS RELACIONADOS
A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFAM
LA de Oliveira - Revista HISTEDBR On-Line, 2011 - ojs.fe.unicamp.br
Resumo O estudo a que se refere este artigo, ao fazer uma reflexão sobre o curso de
Pedagogia, da Faculdade de Educação–FACED da Universidade Federal do Amazonas–
UFAM, descreve a constituição de sua história, ressalta as fontes históricas vinculadas a ...
LA de Oliveira - Revista HISTEDBR On-Line, 2011 - ojs.fe.unicamp.br
Resumo O estudo a que se refere este artigo, ao fazer uma reflexão sobre o curso de
Pedagogia, da Faculdade de Educação–FACED da Universidade Federal do Amazonas–
UFAM, descreve a constituição de sua história, ressalta as fontes históricas vinculadas a ...
Pedagogia, da Faculdade de Educação–FACED da Universidade Federal do Amazonas–
UFAM, descreve a constituição de sua história, ressalta as fontes históricas vinculadas a ...
[CITAÇÃO] OBJETIVO GERAL Analisar os conceitos de educação e de Pedagogia articulados com as diversas ciências da educação ao longo da história da …
MEPG Turrini
MEPG Turrini
[DOC] Referencial Teórico
SML dos Santos, FET de Oliveira, VC de Sousa… - fedathi.multimeios.ufc.br
O curso de pedagogia tem como finalidade formar o profissional para atuar na área da
docência, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, e formar o
especialista na área de educação. Essa finalidade foi posta pela Associação Nacional ...
SML dos Santos, FET de Oliveira, VC de Sousa… - fedathi.multimeios.ufc.br
O curso de pedagogia tem como finalidade formar o profissional para atuar na área da
docência, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, e formar o
especialista na área de educação. Essa finalidade foi posta pela Associação Nacional ...
docência, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, e formar o
especialista na área de educação. Essa finalidade foi posta pela Associação Nacional ...
[HTML] Orientação educacional: ressignificando seu papel no cotidiano escolar
RCP Frangella - Rio de Janeiro: CECIERJ, 2008 - asfoe.com.br
Tratar da atividade de orientação remete a questões que entrecruzam funções não tão
claras quanto aparentam ser. Afinal, o que é ser orientador? Cabe a ele a tarefa de orientar.
Recuperando o sentido lato destas palavras no Dicionário Brasileiro da Língua ...
RCP Frangella - Rio de Janeiro: CECIERJ, 2008 - asfoe.com.br
Tratar da atividade de orientação remete a questões que entrecruzam funções não tão
claras quanto aparentam ser. Afinal, o que é ser orientador? Cabe a ele a tarefa de orientar.
Recuperando o sentido lato destas palavras no Dicionário Brasileiro da Língua ...
claras quanto aparentam ser. Afinal, o que é ser orientador? Cabe a ele a tarefa de orientar.
Recuperando o sentido lato destas palavras no Dicionário Brasileiro da Língua ...
[PDF] O CURSO DE PEDAGOGIA E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL SOB A ÓTICA DOS ALUNOS
RMB de Araujo - uece.br
“Pedagogia na Perspectiva do Aluno: impacto da nova política educacional sobre o curso”
que teve como campo de investigação três instituições do Ensino Superior da Região
Sudeste, sendo uma pertencente à iniciativa privada, uma pública federal e outra ...
RMB de Araujo - uece.br
“Pedagogia na Perspectiva do Aluno: impacto da nova política educacional sobre o curso”
que teve como campo de investigação três instituições do Ensino Superior da Região
Sudeste, sendo uma pertencente à iniciativa privada, uma pública federal e outra ...
que teve como campo de investigação três instituições do Ensino Superior da Região
Sudeste, sendo uma pertencente à iniciativa privada, uma pública federal e outra ...
[PDF] CÓDIGO DA DISCIPLINA: P. 21 PERÍODO: III CRÉDITO: 04
N DA DISCIPLINA, N DO CURSO - fest.edu.br
• Entender a trajetória histórica de implantação do Estágio Curricular;• Descobrir a
importância da relação teoria e prática no processo educativo;• Refletir sobre as exigências
educacionais e as novas atitudes docentes;• Registrar as reflexões e discussões durante ...
N DA DISCIPLINA, N DO CURSO - fest.edu.br
• Entender a trajetória histórica de implantação do Estágio Curricular;• Descobrir a
importância da relação teoria e prática no processo educativo;• Refletir sobre as exigências
educacionais e as novas atitudes docentes;• Registrar as reflexões e discussões durante ...
importância da relação teoria e prática no processo educativo;• Refletir sobre as exigências
educacionais e as novas atitudes docentes;• Registrar as reflexões e discussões durante ...
[PDF] UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE-UNIARP CURSO DE PEDAGOGIA
FR MOSCHETTA - extranet.uniarp.edu.br
RESUMO O referente trabalho de conclusão do curso tem por objetivo instigar uma reflexão
a respeito das áreas de atuação do pedagogo. Como a pedagogia trata-se de uma ciência
de educação humanizada, os trabalhos pedagógicos podem ser desenvolvidos em ...
FR MOSCHETTA - extranet.uniarp.edu.br
RESUMO O referente trabalho de conclusão do curso tem por objetivo instigar uma reflexão
a respeito das áreas de atuação do pedagogo. Como a pedagogia trata-se de uma ciência
de educação humanizada, os trabalhos pedagógicos podem ser desenvolvidos em ...
a respeito das áreas de atuação do pedagogo. Como a pedagogia trata-se de uma ciência
de educação humanizada, os trabalhos pedagógicos podem ser desenvolvidos em ...
[CITAÇÃO] Licenciatura Plena: Conseqüências para a qualidade da educação com a formação do educador generalista
RCM da Costa - Perspectivas
RCM da Costa - Perspectivas
[CITAÇÃO] A formação contemporânea do pedagogo: Imprecisões e necessidades da atual formação plena e generalista do pedagogo
RCM da Costa
RCM da Costa
Docência no ensino superior: construindo caminhos
SG Pimenta, LGC Anastasiou… - Formação de educadores …, 2003 - books.google.com
Este texto apresenta um recorte teórico sobre a docência universitária, a partir das reflexões
no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (FEUSP), que estuda os
modelos formativos atuais e os novos projetos implementados no âmbito da Faculdade ...
SG Pimenta, LGC Anastasiou… - Formação de educadores …, 2003 - books.google.com
Este texto apresenta um recorte teórico sobre a docência universitária, a partir das reflexões
no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (FEUSP), que estuda os
modelos formativos atuais e os novos projetos implementados no âmbito da Faculdade ...
no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (FEUSP), que estuda os
modelos formativos atuais e os novos projetos implementados no âmbito da Faculdade ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário