PSICOMOTRICIDADE: PRÉ- REQUISITO PARA ALFABETIZAÇÃO
Dificuldade no desenho gráfico da letra e na discriminação de caracteres, escrita com sentido direcional contrario ao convencional, traços imprecisos e incontrolados, falta de pressão ou traços demasiadamente fortes, grafismo diferenciado na forma e tamanho. Essas dificuldades são comuns de serem vistas no início do processo de aprendizagem da linguagem escrita, ainda que as crianças apresentem um perfil normal de desenvolvimento. E foi, a partir da preocupação, inquietação e desacomodação que nos incentivamos a pesquisar “soluções” e respostas para tais situações.
Considerando a psicomotricidade como uma prática pedagógica que objetiva colaborar para o desenvolvimento global da criança no processo de ensino e aprendizagem. Assim como, compreendendo que as dificuldades na alfabetização não se relacionam somente com o desconhecimento da serventia da linguagem escrita e de seu funcionamento ou a falta de compreensão do sistema de escrita, mas também, ao fato das crianças não possuírem habilidades psicomotoras bem desenvolvidas. Abordaremos no decorrer deste trabalho a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças; apresentaremos uma proposta possível de ser realizada na educação infantil que objetiva o desenvolvimento de componentes fundamentais para que não ocorram futuros déficits de aprendizagens.
A psicomotricidade está diretamente ligada ao desenvolvimento integral do ser, pois estuda o movimento humano associado ao ambiente, à cognição, à emoção e às significações. Neste trabalho, consideramos que o corpo fala, e que este é o primeiro meio que a criança utiliza-se para se comunicar com o mundo que a rodeia. Sendo assim, é muito importante oferecermos condições necessárias para que a criança explore tudo o que a cerca, dando um suporte para um melhor conhecimento de seu corpo e de suas habilidades.
Segundo Le Boulch (1987), a educação psicomotora deve ser considerava como base na educação primária, visto que é a partir dela que a criança toma consciência de seu corpo, da lateralidade, situa-se no espaço, domina seu tempo, adquiri habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos. No entanto, acreditamos que a psicomotricidade é uma prática eficaz e necessária desde a educação infantil, visto que o desenvolvimento de componentes, tais como: esquema corporal, equilíbrio, coordenação, estruturação especial, temporal e lateralidade são “pré-requisitos” que servirão de base para o sucesso ou fracasso escolar.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
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