PSICOMOTRICIDADE: PRÉ- REQUISITO PARA ALFABETIZAÇÃO

Dificuldade no desenho gráfico da letra e na discriminação de caracteres, escrita com sentido direcional contrario ao convencional, traços imprecisos e incontrolados, falta de pressão ou traços demasiadamente fortes, grafismo diferenciado na forma e tamanho. Essas dificuldades são comuns de serem vistas no início do processo de aprendizagem da linguagem escrita, ainda que as crianças apresentem um perfil normal de desenvolvimento. E foi, a partir da preocupação, inquietação e desacomodação que nos incentivamos a pesquisar “soluções” e respostas para tais situações.

Considerando a psicomotricidade como uma prática pedagógica que objetiva colaborar para o desenvolvimento global da criança no processo de ensino e aprendizagem. Assim como, compreendendo que as dificuldades na alfabetização não se relacionam somente com o desconhecimento da serventia da linguagem escrita e de seu funcionamento ou a falta de compreensão do sistema de escrita, mas também, ao fato das crianças não possuírem habilidades psicomotoras bem desenvolvidas. Abordaremos no decorrer deste trabalho a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças; apresentaremos uma proposta possível de ser realizada na educação infantil que objetiva o desenvolvimento de componentes fundamentais para que não ocorram futuros déficits de aprendizagens.

A psicomotricidade está diretamente ligada ao desenvolvimento integral do ser, pois estuda o movimento humano associado ao ambiente, à cognição, à emoção e às significações. Neste trabalho, consideramos que o corpo fala, e que este é o primeiro meio que a criança utiliza-se para se comunicar com o mundo que a rodeia. Sendo assim, é muito importante oferecermos condições necessárias para que a criança explore tudo o que a cerca, dando um suporte para um melhor conhecimento de seu corpo e de suas habilidades.

Segundo Le Boulch (1987), a educação psicomotora deve ser considerava como base na educação primária, visto que é a partir dela que a criança toma consciência de seu corpo, da lateralidade, situa-se no espaço, domina seu tempo, adquiri habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos. No entanto, acreditamos que a psicomotricidade é uma prática eficaz e necessária desde a educação infantil, visto que o desenvolvimento de componentes, tais como: esquema corporal, equilíbrio, coordenação, estruturação especial, temporal e lateralidade são “pré-requisitos” que servirão de base para o sucesso ou fracasso escolar.

A psicomotricidade ao aliar-se com a educação possibilita um caráter preventivo às inadaptações difíceis de corrigir quando já estruturadas (LE BOULCH, 1987, P.11). Fonseca (1996) também destaca o caráter preventivo da psicomotricidade, afirmando ser a exploração do corpo, em termos de seus potenciais uma “introdução” [1]às aprendizagens escolares, especialmente, as de alfabetização. Para ele, as atividades desenvolvidas no processo de alfabetização, tais como leitura e escrita, estão ligadas à evolução das possibilidades motoras. Desta forma, as dificuldades escolares estão diretamente relacionadas aos aspectos psicomotores. Afinal, uma criança que não conhece a si mesma e que não descobriu o mundo que a cerca não conseguirá também relacionar a sua educação escolar com a realidade cotidiana, e uma vez desvinculado esses fatores, desvinculada será sua concentração e capacidade de cognição em relação ao aprendizado.

Greicy de Togni: Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Graduada em Psicomotricidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Cursando a segunda especialização pelo Portal Educação/ Faculdade Dom Bosco na área da Psicopedagogia.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/62473/psicomotricidade-pre-requisito-para-alfabetizacao#ixzz4DTQXnu9P

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