
"Enquanto presença na História e no mundo, esperançadamente luto pelo sonho, pela utopia, pela esperança."
"Num mundo a que faltasse a liberdade e tudo se achasse preestabelecido, não seria possível falar em esperança.”
“Não há criatividade humana, não há produção humana, não há mudança de mundo, sem se correr risco.”
"Precisamos contribuir para criar a Escola que é aventura que marca, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A Escola em que se pensa, em que se atua, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a Escola que apaixonadamente diz SIM À VIDA".
“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidade para a sua própria produção ou a sua construção”
"A educação problematizadora está fundamentada sobre a criatividade e estimula uma ação e uma reflexão verdadeiras."
“Um professor que não pára para rever sua prática pedagógica, se ver em atuação, trocar com seus pares, é um professor literalmente tragado pela “fazeção” do dia-a-dia, que acaba ficando sem sentido”.
“Como professores, educadores, nós temos que estar engajados num palco de luta permanente, que é a luta pela superação que nós mesmos aceitamos. É preciso estarmos abertos constantemente ao novo e ao diferente, para poder crescer e aprender.”
"O ato de ensinar e de aprender, dimensões do processo maior - o de conhecer - fazem parte da natureza da prática educativa."
"A nossa inteligência se inventa e se promove no exercício social de nosso corpo consciente."
"Preciso não me superestimar nem subestimar os outros. Intolerância e arrogância andam de mãos dadas.”
"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe de tudo.”
"O que é a intolerância? É a incapacidade de conviver com o diferente.”
"O estético, o ético, o político não podem estar ausentes nem da formação nem da prática científica.”
”Só uma educação da pergunta aguça, estimula e reforça a curiosidade. A educação da resposta não ajuda em nada a curiosidade, indispensável ao processo cognitivo."
"a importância de educar a curiosidade, a qual se constitui, cresce e se aperfeiçoa no próprio exercício."
“Saber melhor o que já sei às vezes implica saber o que antes não era possível saber."
“Todo educador é um educando e todo educando é um educador.”
”Não há docência sem discência, ensinar exige: respeito aos saberes dos educandos, criticidade, estética e ética.”
“Gostaria uma vez mais de deixar bem expresso o quanto aposto na liberdade."
“Eu não sou facilitador de nada. Eu sou é professor! Eu ensino. Agora ao ensinar, eu facilito."
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
“É preciso que as maiorias trabalhem, comam, durmam sob um teto, tenham saúde e se eduquem."
"É preciso que as maiorias tenham o direito à esperança para que, operando o presente, tenham futuro."
”O educador diz de si mesmo que é um progressista, discursa progressivamente e tem uma prática retrógrada, autoritária."
“Na verdade, sua prática autoritária é que é o seu verdadeiro discurso. O outro é pura sonoridade verbal."
“O direito incontestável de criticar exige de quem o exerce o dever de não mentir.”
"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".
"O mundo não é, o mundo está sendo".
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra"
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".
"O homem, ser de relações, e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo"
"É porque eu amo o mundo que luto para que a justiça social venha antes da caridade"
"Somente o homem pode distanciar-se do objeto para admirá-lo"
"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."
"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".
"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais"
"Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança"
"Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes"
"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".
"O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".
"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realizacao me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiencia social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!"
"Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero."
"Por isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador".
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo".
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo".
"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".
"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem ..."
"Estudar é um dever revolucionário"
"A escola sozinha não muda as condicões de injustiças sociais... Resta perguntar: Está fazendo tudo que pode?"
"Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes,mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente".
"A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando".
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".
"Ai de nós, educadores e educadoras, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis".
"Educar é educar-se na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem - por isso sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais."
"Crescer como Profissional,significa ir localizando-se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos,para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação".
"Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção"...
"O educador se eterniza em cada ser que educa".
"Sem limites, é impossível que a liberdade se torne liberdade e também é impossível para a autoridade realizar sua obrigação, que é precisamente a de estruturar limites"
"O erro na verdade não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele".
"Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade."
“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.
" Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.
A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida"
" É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."
"É preciso ousar, aprender a ousar , para dizer NÃO a burocratização da mente a que nos expomos diariamente".
"É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional.
Nao deixe que o medo do difícil paralise você".
"É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional.
Nao deixe que o medo do difícil paralise você".
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
"A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".
"A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico à serviço da mudança ou lamentavelmente, da permanência do hoje."
Nenhum comentário:
Postar um comentário